segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Os 8 carros mais tecnológicos do mundo


Desde os primeiros veículos, a tecnologia vem acompanhando passo a passo a evolução dos automóveis. Seja em busca de mais segurançaconforto ou mesmo desempenho, os bólidos cada vez mais trazem artifícios espetaculares no que diz respeito à tecnologia. Conheça agora alguns dos carros mais tecnológicos do mundo.

Audi A7 2012

Audi A7 2012 (Fonte da imagem: Audi)
A Audi vai aos poucos transformando o Audi A7 em um verdadeiro computador ambulante. A versão 2012 do carro conta com conectividade Wi-Fi para até oito dispositivos.
Para que o motorista não se perca, o veículo traz conexão com o Google Earth, além de um avançado sistema de GPS integrado. Já para quem precisa realizar anotações rápidas entre uma parada e outra no trânsito, o carro dispõe de um touchpad com reconhecimento de escrita à mão livre.
O recurso tecnológico que mais impressiona na dirigibilidade do Audi A7 é o display de informações diretamente no para-brisa. Ali o carro traz informações como velocidade, melhor caminho a ser tomado e também avisa sobre a aproximação de objetos e outros veículos que realizem freadas bruscas à sua frente.

Nissan Juke 2012

Nissan Juke 2012 (Fonte da imagem: Nissan)
As novas tecnologias automobilísticas vêm sempre para os carros mais luxuosos e esportivos. Contudo, o Nissan Juke pode ser uma exceção – pelo menos para os americanos. O veículo conta com vários artifícios tecnológicos, como um novo tipo de motor Turbo Charged, que é bem mais econômico, e o balanceamento de torque, capaz de distribuir a força do carro pelas rodas traseiras e dianteiras de acordo com as exigências do terreno. Também há um novo sistema inteligente que permite ao motorista escolher um “método” de direção: Normal, Eco ou Sport Driving.

 Ferrari 458 Itália

Ferrari 458 Itália (Fonte da imagem: Ferrari)
A Ferrari 458 Itália trouxe o visual dos carros de Fórmula 1 para as ruas da cidade. Ele tem entradas de ar estudadas para que a pressão seja sempre aproveitada da melhor maneira, tanto para resfriamento do motor como também para melhorar o desempenho do carro. O sistema conta com asas móveis que se deformam de acordo com a situação.
O câmbio do carro apresenta uma embreagem dupla que trabalha em dois eixos separados, proporcionando a troca de marchas sem perda torque – e que funciona de maneira totalmente automática.
Ferrari 458 Itália (Fonte da imagem: Ferrari)
Um complexo sistema de estabilidade também foi trazido da Fórmula 1. Entre os benefícios, estão um sistema computadorizado que identifica para qual roda o carro deve direcionar força e uma suspensão ativa que ajusta o carro ao terreno.
A Ferrari 458 Itália também conta com sistema de computador de bordo e um volante semelhante aos utilizados nas corridas – a diferença é que o “de rua” traz controles para os limpadores, as luzes e os piscas.

Fisker Karma

Fisker Karma (Fonte da imagem: Fisker )
O Fisker Karma pode ser considerado como um carro de luxo ecologicamente responsável. O veículo apresenta um novo superinteligente chamado de Ecotec. Equipado com turbo, esse equipamento é quem dá forca para outros dois motores elétricos na parte de trás do carro. E para tudo isso funcionar ele conta com computadores que executam milhões de linhas de códigos.
A alimentação é feita em carregadores elétricos e, para quem precisar, o Fisker Karma também tem alguns sensores solares no teto, capazes de recolher energia para o próprio veículo.

Mercedes-Benz B-Class F-Cell

Mercedes-Benz B-Class F-Cell (Fonte da imagem: Mercedes)
Falando em tecnologia sustentável, o Mercedes-Benz B-Class F-Cell também surge com destaque. Isso porque o veículo é movido a hidrogênio; uma reação química em seu motor transforma o elemento químico em energia para que tudo funcione.

Jaguar XJ 2012

Jaguar XJ 2012 (Fonte da imagem: Jaguar)
Os carros da Jaguar são conhecidos pelo capricho em seus interiores, sempre muito bonitos e luxuosos. O Jaguar XJ 2012 traz tudo isso, além de muita potência e tecnologia. O carro conta com estrutura totalmente construída em liga de alumínio, iluminações em LED por todo o painel e computação de bordo que utiliza tela touchscreen com o novo sistema JaguarDrive.
E o capricho não é só para o motorista. Isso porque os bancos traseiros do veículo trazem ajustes elétricos e funções para massagear o passageiro.

Nissan GT-R 2012

Nissan GT-R 2012 (Fonte da imagem: Nissan)
O Nissan GT-R versão 2012 conta com muitas tecnologias voltadas totalmente ao conforto de seus ocupantes. Os assentos e o ar-condicionado têm aquecimento automático, bem como as lanternas LED do carro.
Já o motorista recebe outras regalias, como os ajustes de tração e suspensões totalmente eletrônicos, sistema de câmbio duplo (semelhante ao da Ferrari), inovadoras tecnologias de som e áudio com integração Bluetooth e computador de bordo com monitoramento de desempenho.

BMW M3 Coupe

BMW M3 Coupe (Fonte da imagem: BMW)
Integração e tecnologia foram as grandes preocupações da BMW ao desenvolver o último modelo do BMW M3 Coupe. O veículo traz um computador de bordo superintegradonão só com smartphones, mas também ao carro como um todo.
O motorista pode, por exemplo, escolher entre perfis de direção e configurar diferentes maneiras de guiar o carro. Cada um pode ser personalizado, com ferramentas para ajustes da sensibilidade dos freios, luzes, suspensão e câmbio, entre outros.
Já no painel você encontra mapas totalmente em 3D e com imagens em alta definição, com qualidade semelhante ao áudio do carro, que apresenta sistema High-Fidelity de execução.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/veiculos/16149-os-8-carros-mais-tecnologicos-do-mundo.htm#ixzz1ff0cJceC

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

É por aí...

Isso é que é engenharia, meu amigo!

Será que dessa vez descobriram o verdadeiro substituto dos combustíveis fósseis?

 

motor movido a indução magnética

    À medida que o tempo passa, as buscas por fontes de energias renováveis ou tecnologias que não agridam o meio ambiente estão se tornando mais intensas. Dentre as mais estudadas estão: A energia solar, a energia eólica, a energia advinda de biomassa, energia geométrica, maremotriz e do hidrogênio. Porém, uma está se destacando: A energia obtida através de indução magnética.

    Como o próprio vídeo já diz, ela pode ser considerada a tecnologia do futuro. Já que, dentre suas principais características estão a de não agredir o meio ambiente por não produzir gazes tóxicos que são provenientes da combustão, serem silenciosos e alta durabilidade, além de baixo custo de manuntenção.

    É claro que, seja qual for a tecnologia empregada, sempre haverá prós e contras. Todavia é notável que a tecnologia do magnetismo tem grande potencial para se tornar uma grande aliada do meio ambiente e todos nós.

Dourival Rodrigo.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Engenharia Mecânica além das fronteiras!

Visão estereotipada - É comum associar a Engenharia Mecânica à um curso limitado à área industrial. Quando se fala no tal curso logo se imagina uma grande linha de produção ou grandes motores em ação com pessoas sujas de graxa e trabalho braçal. Mas é possível demonstrar que essa concepção está muito longe da realidade. Essa postagem vai esclarecer mais um pouco sobre o papel do engenheiro mecânico na sociedade e na vida de cada indivíduo.

Em diversos utensílios da sua casa, no seu carro, num parque de diversões ou até mesmo no seu relógio, é possível constatar a presença da engenharia mecânica. A lista de produtos obtidos através dos estudos elaborados por essa área é infinita, indo dos mais complexos motores e aparelhos eletrônicos ao mais simples e comum dos objetos, sem contar que os organismos biológicos também seguem princípios mecânicos, e, comparando o desempenho, são as mais eficientes máquinas que conhecemos. Sem dúvidas, a engenharia mecânica vai muito além das fronteiras de uma grande indústria.

O mercado - O engenheiro mecânico pode exercer funções como: Supervisionar, projetar, fazer testes de controle de qualidade e também assumir cargos de gestão, e também trabalhar em parceria com outros tipos de engenheiros como o civil, de automação, e elétrico. Além de poder trabalhar em áreas diversas como a industrial, automobilística, aeronáutica, civil e de armamentos. Esses são alguns poucos exemplos.
Cada vez mais estudantes escolhem as áreas de engenharia para cursar, pelas promessas de um ótimo emprego com bons salários. Mas, apesar do crescimento muito grande de matrículas nas universidades para os cursos de engenharia, há também o fato de que apenas cerca de 10 por cento de todos os matriculados se formam. É um curso que exige muito do aluno na área de exatas, além de prepará-lo para ser um bom líder e também construir bons relacionamentos que serão fundamentais para o exercício da função no mercado de trabalho. O mercado está bastante aquecido no brasil e com pisos salariais de R$3100 reais com carga horária de 6 horas diárias. A demanda é tanta que a produção de engenheiros no brasil é insuficiente para suprir a demanda de mão de obra especializada, fazendo com que as empresas recorram à recursos humanos estrangeiros. Ainda o Brasil está longe de corrigir do déficit de engenheiros e, provavelmente, continuará buscando mão de obra especializada em outros países por bastante tempo.
Engenharia mecânica além dos papéis - Eu simplesmente sou apaixonado pela profissão de engenheiro mecânico. Não é à toa que escolhi seguir esse curso. Física, matemática, química são matérias essenciais para um estudante de engenharia e para mim são as mais interessantes. Não sou louco! (É sério!). Ser criativo, ser curioso (exatamente: curioso - destruí todos os meus carrinhos elétricos para saber como funcionavam! Agora pense aí a cara dos pais de uma criança dessas.), ser amante de tudo o que se move e ser aplicado nos estudos são apenas alguns dos atributos do engenheiro mecânico. E se você, caro leitor, também possui esses atributos - ou não! - mas quer seguir a carreira de engenheiro mecânico, não pense que encontrará um caminho curto para tal fim. Já disse acima: apenas 10 por cento - eu disse DEZ por cento - dos matriculados neste curso conseguem efetivamente concluí-lo. Todavia, a persistência e a paciência são adjetivos que são produzidos pelo imenso interesse de ser engenheiro, pela paixão e por saber que o futuro é promissor. Se ainda não for suficiente, basta colocar a seguinte frase debaixo do travesseiro:
"A força vem de dentro de cada um. Não espere que alguém levante a cabeça por você..." (bárbara coré).
Dourival Rodrigo. 

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

rede (lan) e empresa de engenharia


    •   Lan são redes de área local, ou seja,  é uma rede pequena, que pode ligar computadores pessoais ou de uma empresa em uma distância de até 30m. A finalidade desse tipo de rede é a troca de dados. Segue abaixo os componentes e topologias que podem ser utilizados para montar uma lan:
   Componentes de uma LAN

São esses os componentes essenciais para a construção de uma LAN:

  Servidores
   Servidores são computadores com alta capacidade deprocessamento e armazenagem que tem por função disponibilizar serviços,arquivos ou aplicações a uma rede. Como provedores de serviços, eles podemdisponibilizar e-mail, hospedagem de páginas na internet, firewall, proxy,impressão, banco de dados, servir como controladores de domínio e muitas outrasutilidades. Como servidores de arquivos, eles podem servir de depósito para queos utilizadores guardem os seus arquivos num local seguro e centralizado. E,finalmente, como servidores de aplicação, disponibilizar aplicações quenecessitam de alto poder de processamento a máquinas com menor capacidade.
Estações
   As estações de trabalho, também chamadas de clientes, sãogeralmente computadores de mesa, portáteis ou PDAs, os quais são usados paraacesso aos serviços disponibilizados pelo servidor, ou para executar tarefaslocais. São máquinas que possuem um poder de processamento menor. Algumas vezessão usadas estações sem disco (diskless), as quais usam completamente osarquivos e programas disponibilizados pelo servidor -- hoje estas estações sãoàs vezes chamadas de thin clients, ou literalmente, clientes magros.
Sistema operacional de rede
   O sistema operacional de rede é um programa informático decontrole da máquina que dá suporte à rede, sendo que existem 2 classes desistema: sistema cliente e sistema servidor.
   O sistema cliente possui características mais simples,voltadas para a utilização de serviços, enquanto que o sistema servidor possuiuma maior quantidade de recursos, tais como serviços para seremdisponibilizados aos clientes.
   Os sistemas baseados em Unix são potencialmente clientes eservidores, sendo feita a escolha durante a instalação dos pacotes, enquantoque em sistemas Windows, existem versões clientes (Windows 2000 Professional,Windows XP) e versões servidores (Windows 2000 Server, Windows 2003 Server eWindows 2008 Server).
Meios de transporte
   Atualmente, os meios de transporte de dados mais utilizadossão a Ethernet ou o Wireless, operando a velocidades que variam de 10 a 10000Mbps. As mídias de transmissão mais utilizadas são os cabos (par trançado,coaxial, fibra óptica) e o ar (em redes Wireless).
Dispositivos de rede
   Dispositivos de rede são os meios físicos necessários para acomunicação entre os componentes participantes de uma rede. São exemplos osconcentradores, os roteadores, repetidores, os switchs, as bridges, as placasde rede e os pontos de acesso wireless.
Protocolos de comunicação
   Protocolo é a "linguagem" que os diversosdispositivos de uma rede utilizam para se comunicar. Para que seja possível acomunicação, todos os dispositivos devem falar a mesma linguagem, isto é, omesmo protocolo. Os protocolos mais usados atualmente são o TCP/IP, IPX/SPX e oNetBEUI.


Topologia

O tipo de topologia utilizado é fundamental para uma transmissão segura e precisa dos dados

Barramento
   A topologia de barramento que utiliza o para tapar oservidor e protejer contra vírus. Tem um controle descentralizado, onde cadamáquina transmite quando quiser e até ao mesmo tempo. Se os pacotes colidirem,cada computador aguardará um tempo aleatório e fará nova tentativa.
Anel
   A topologia em anel utiliza bits que se propagam de modoindependente, antes mesmo do pacote ser transmitido totalmente, percorrendotodo o anel. o anel é ainda uma peça de ouvrisaria, muito ultilizado em ourobranco. Quando o padrão IEEE 802.5 (Token Ring) é adotado, as máquinas realizam"turnos" no envio dos seus bits. Isso evita colisões nos acessossimultâneos.


História

Para entendermos um pouco mais sobre essa rede

   Na época anterior aos PCs, as empresas possuíam somente umcomputador central, o mainfraimes, com usuários o acessando através determinais utilizando um cabo simples de baixa velocidade. Redes tais como aSystems Network Architecture (SNA) da IBM estavam focadas em ligar terminais ououtros mainfraimes através de conexões dedicadas. Alguns desses terminaispoderiam estar em locais remotos -- o que daria origem a uma WANs.
   As primeiras LANs foram criadas no final de 1970 e eramusadas para criar links de alta velocidade entre grandes computadores centraisem um determinado local. De muitos sistemas competidores criados nessa época aEthernet, e ARCNET eram os mais populares.
   O crescimento do CP/M e depois dos computadores pessoaisbaseados em DOS, proporcionaram que um único local pudesse ter dúzias e atécentenas de computadores. A atração inicial das redes era geralmentecompartilhar espaço em disco e impressoras à laser, os quais eram extremamentecaros na época. Um entusiasmo maior com o conceito de LAN surgiu por volta de1983, que foi declarado pela indústria de computadores como "o ano daLAN".
   Na realidade, o conceito de LAN foi estragado devido àproliferação de camadas físicas e implementações de protocolos incompatíveis,assim como confusões em como melhor compartilhar recursos. Tipicamente, cadafabricante tinha seu próprio tipo de placa de rede, cabos, protocolos e sistemaoperacional de rede. Uma solução apareceu com o advento do Novell NetWare, oqual proporcionou suporte a mais de 40 tipos de placas de rede e cabos, e umsistema operacional muito mais sofisticado do que qualquer um dos competidores.O NetWare dominou as LANs dos computadores pessoais até a introdução doMicrosoft Windows NT Advanced Server em 1993 e o Windows for Workgroups ("Windowspara grupos de trabalho").
   Dos competidores do NetWare, somente Banyan Vines tinhaforças técnicas comparáveis, mas Banyan nunca obteve uma base segura. AMicrosoft e a 3Com trabalharam juntas para criar um sistema operacional de redesimples o qual formou a base da 3Com 3+Share Microsoft Lan Manager e IBM LanServer. Nenhum desses particularmente teve sucesso.
No mesmo período de tempo, computadores baseados em Unixestavam utilizando redes baseadas em TCP/IP, influenciando até hoje atecnologia dessa área.




Intranet e empresa de engenharia

  Intranet, em uma linguagem menos técnica, é uma rede privada baseada em padrões da internet. É como se fosse uma rede de internet pequena, limitada a um grupo privado autorizado. Esse tipo de tecnologia é essencial para a comunicação interdepartamental, ou seja, a comunicação entre os setores de uma empresa. É possível transferir dados e mensagens pelo cabeamento, facilitando no desenvolvimento das atividades dentro da empresa e a comunicação entre os cargos de base e os executivos, além de gerar oportunidades para os "pequenos" da empresa e novas idéias para os gestores. Esses são alguns exemplos do uso da intranet:


"➔ departamento de Tecnologia, disponibiliza aos colaboradores um
sistema de abertura de Chamado Técnico;
➔ departamento de Marketing divulga informações sobre as
promoções da empresa, uso da marca etc;
➔ departamento de Pessoal disponibiliza formulários de alteração
de endereço, alteração de vale transporte etc;
➔ departamento de RH anuncia vagas internas disponíveis;
➔ Financeiro disponibiliza um sistema para os demais
departamentos informarem despesas etc."
Dado (
http://www.brunorusso.eti.br/documentacao/O_que_e_a_Intranet.pdf)

Além desses, existem muitos outros exemplos de aplicações da intranet. Ainda é possível se comunicar com pessoas fora da empresa, mas aí a intranet passa a ser chamada extranet.

 
Dourival Rodrigo


 

sistemas aplicativos e engenharia

São vários os aplicativos e softwares que o engenheiro pode usar para auxiliá-lo nas suas atividades. Alguns dos mais usados são:

AUTOCAD

É um software que executa e cria arquivos no formato cad. Esse é, sem dúvidas, um dos mais funcionais e utilizados softwares existentes. É essencial para quem quer criar plantas e desenvolver projetos de engenharia.


3D MAX

Outro software muito usado para elaborar peças tridimensionais.

estilização

           
                              

CATIA permite a criação de peças em 3D, a partir de esboços 3D, chapas metálicas, compósitos, moldados, forjados ou partes de ferramentas até a definição de conjuntos mecânicos.Ele fornece ferramentas para completar definição do produto, incluindo tolerâncias funcionais, bem como a definição cinemática.

   
Dourival Rodrigo

Benefícios da tecnologia para as engenharias


    O desenvolvimento de Tecnologias novas, a exemplo das que possibilitam a extração de energia de fontes renováveis, são, sem dúvida, fundamentais para a engenharia. É imprescindível que os engenheiros busquem, cada vez mais, estar a par das novas tecnologias, ou será "engolido" pelo mercado que se percebe cada vez mais acelerado. Mas sem esquecer de promover sempre e em primeiro lugar, o bem estar social e o crescimento em diversas perspectivas do corpo da nossa sociedade.

    As engenharias sempre estiveram interligadas com novas tecnologias. São elas que possibilitam novas possibilidades na construção de projetos e protótipos e dão ares à imaginação do engenheiro. Novas tecnologias estão presentes em diversos campos da nossa sociedade, que vão desde a logística e os transportes às interações interpessoais, a exemplo da internet e meios de comunicação.

    Nas últimas décadas, o desenvolvimento de novas tecnologias tem crescido de forma exponencial. A criação de novos conhecimentos e tecnologias está tão avançado atualmente, que é necessário que os engenheiros se atualizem a cada dia, para ficar a par das novas tendências do mundo tecnológico e científico. E, por esse e muitos outros aspectos - históricos, sociológicos, políticos -  a nossa sociedade está cada vez mais diferente do que era a um século atrás, tanto intelectualmente quanto no próprio modo de viver. Mas isso não vem ao caso.

    O que quero dizer é que, através desse crescimento tecnológico incrível como nunca houve antes na história, as engenharias como um todo estão cada vez mais avançadas em conhecimento e tendo acesso à diferentes idéias e meios de elaboração. Ao mesmo tempo que promovem novas idéias e tecnologias. Assim é possível construir e reinventar o que já existe de modo diferente e dinâmico.


Dourival Rodrigo

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

RECURSOS DO PROJETO INTEGRADOR

    Foi utilizado o Excel para cálculos dos custos para o uso dos materiais e recursos dispostos: motor, tubo pvc, madeira, parafuso, trilho, mangueira e seringa, além dos custos com o marceneiro e transporte.



 

PROJETO INTEGRADOR - UNIJORGE

    1.   Título do projeto: Braço mecânico hidráulico - nome fantasia: Braço Forte
    2.   Objetivo do projeto: Construír o protótipo de um braço mecânico hidráulico e demonstrar suas carac terísticas e capacidades técnicas, baseadas em pesquisa e aprendizados em sala de aula. Para isso utilizou-se seringas para substituír os pistões hidráulicos com o intúito de viabilizar o projeto e madeira em MDF (placa de fibra de média densidade), que é ecologicamente correta por ser reflorestada.
    3.   Gestão do projeto: foi utilizado o aplicativo MS-Projet com o objetivo de organizar as tarefas, prazos e possíveis gastos.


À esquerda segue um fragmento do diagrama de rede do projeto