Engenharia, tecnologia, novidades e humor você encontra aqui!
centro de pesquisas
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Será que dessa vez descobriram o verdadeiro substituto dos combustíveis fósseis?
À medida que o tempo passa, as buscas por fontes de energias renováveis ou tecnologias que não agridam o meio ambiente estão se tornando mais intensas. Dentre as mais estudadas estão: A energia solar, a energia eólica, a energia advinda de biomassa, energia geométrica, maremotriz e do hidrogênio. Porém, uma está se destacando: A energia obtida através de indução magnética.
Como o próprio vídeo já diz, ela pode ser considerada a tecnologia do futuro. Já que, dentre suas principais características estão a de não agredir o meio ambiente por não produzir gazes tóxicos que são provenientes da combustão, serem silenciosos e alta durabilidade, além de baixo custo de manuntenção.
É claro que, seja qual for a tecnologia empregada, sempre haverá prós e contras. Todavia é notável que a tecnologia do magnetismo tem grande potencial para se tornar uma grande aliada do meio ambiente e todos nós.
Dourival Rodrigo.
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
sábado, 12 de novembro de 2011
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Engenharia Mecânica além das fronteiras!
"A força vem de dentro de cada um. Não espere que alguém levante a cabeça por você..." (bárbara coré).
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
rede (lan) e empresa de engenharia
- Lan são redes de área local, ou seja, é uma rede pequena, que pode ligar computadores pessoais ou de uma empresa em uma distância de até 30m. A finalidade desse tipo de rede é a troca de dados. Segue abaixo os componentes e topologias que podem ser utilizados para montar uma lan:
Intranet e empresa de engenharia
Intranet, em uma linguagem menos técnica, é uma rede privada baseada em padrões da internet. É como se fosse uma rede de internet pequena, limitada a um grupo privado autorizado. Esse tipo de tecnologia é essencial para a comunicação interdepartamental, ou seja, a comunicação entre os setores de uma empresa. É possível transferir dados e mensagens pelo cabeamento, facilitando no desenvolvimento das atividades dentro da empresa e a comunicação entre os cargos de base e os executivos, além de gerar oportunidades para os "pequenos" da empresa e novas idéias para os gestores. Esses são alguns exemplos do uso da intranet:
"➔ departamento de Tecnologia, disponibiliza aos colaboradores um
sistema de abertura de Chamado Técnico;
➔ departamento de Marketing divulga informações sobre as
promoções da empresa, uso da marca etc;
➔ departamento de Pessoal disponibiliza formulários de alteração
de endereço, alteração de vale transporte etc;
➔ departamento de RH anuncia vagas internas disponíveis;
➔ Financeiro disponibiliza um sistema para os demais
departamentos informarem despesas etc."
Dado (http://www.brunorusso.eti.br/documentacao/O_que_e_a_Intranet.pdf)
Além desses, existem muitos outros exemplos de aplicações da intranet. Ainda é possível se comunicar com pessoas fora da empresa, mas aí a intranet passa a ser chamada extranet.
sistemas aplicativos e engenharia
AUTOCAD
É um software que executa e cria arquivos no formato cad. Esse é, sem dúvidas, um dos mais funcionais e utilizados softwares existentes. É essencial para quem quer criar plantas e desenvolver projetos de engenharia.
3D MAX
Outro software muito usado para elaborar peças tridimensionais.
Benefícios da tecnologia para as engenharias
As engenharias sempre estiveram interligadas com novas tecnologias. São elas que possibilitam novas possibilidades na construção de projetos e protótipos e dão ares à imaginação do engenheiro. Novas tecnologias estão presentes em diversos campos da nossa sociedade, que vão desde a logística e os transportes às interações interpessoais, a exemplo da internet e meios de comunicação.
Nas últimas décadas, o desenvolvimento de novas tecnologias tem crescido de forma exponencial. A criação de novos conhecimentos e tecnologias está tão avançado atualmente, que é necessário que os engenheiros se atualizem a cada dia, para ficar a par das novas tendências do mundo tecnológico e científico. E, por esse e muitos outros aspectos - históricos, sociológicos, políticos - a nossa sociedade está cada vez mais diferente do que era a um século atrás, tanto intelectualmente quanto no próprio modo de viver. Mas isso não vem ao caso.
O que quero dizer é que, através desse crescimento tecnológico incrível como nunca houve antes na história, as engenharias como um todo estão cada vez mais avançadas em conhecimento e tendo acesso à diferentes idéias e meios de elaboração. Ao mesmo tempo que promovem novas idéias e tecnologias. Assim é possível construir e reinventar o que já existe de modo diferente e dinâmico.